Atacama – Dia 1

Nosso dia começou cedo, 6:45 da manhã já estávamos no aeroporto de Santiago esperando o voo para o norte do Chile.

Voo curto, em menos de 2 horas chegamos em Calama, a cidade mais próxima de San Pedro do Atacama com aeroporto.

Embora o voo tenha sido comprado separadamente, no nosso pacote de viagens estavam incluso: as 3 noites no hostel Don Raúl, traslado de Calama até San Pedro do Atacama na chegada, e o caminho inverso no último dia, bem como todos os passeios que faríamos durante nossa estadia.

Conhecido como Atacama Clássico, nossos passeios contemplava os principais destinos na região de San Pedro do Atacama:

  • Tour Valle de la Luna
  • Geysers del Tatio
  • Lagunas Altiplanicas
  • Salar do Atacama

O aeroporto de Calama já impressiona. Uma pista de pouso sem muito movimento por onde os passageiros caminham livremente quando saem do avião, é um lugar cercado por areia e montanhas.

Quando saímos do aeroporto a van já estava aguardando turista, rapidamente lotada, saímos rumo à San Pedro do Atacama. O lugar é incrível, com uma natureza selvagem e inacreditável. Cercada por areia, e vulcões a viagem demora em torno de 1 hora e 15 minutos.

Chegamos no hostel cerca de meio dia, fizemos check-in e fomos conhecer a cidade em busca um restaurante para nos preparar para o primeiro passeio na região: Valle de La Luna  – 16:00 horas às 21:00 horas.

Nos agradou a fachada do restaurante La Estaka. Tirando o atendimento um pouco demorado, tudo ali é muito agradável. Comida saborosa, com preço para turista, aproximadamente CH$ 9.000 o prato, o restaurante é exatamente como tudo na cidade: rústico.

Depois do almoço passeamos um pouco pela cidade. Conhecemos a igreja, o museu, a praça e todos os outros pequenos pontos turísticos da cidade. Com o sol terrivelmente quente, foi nessa hora que aprendemos não sair de casa sem a garrafa de água, protetor solar e chapéu na cabeça.

Um dos pontos mais bonitos de ser apreciados na cidade é a vista do gigante vulcão Licancabur.

Às 16:00 horas a van chegou para nos levar para o primeiro passeio. Pensamos que iríamos direto para o Valle de La Luna mas, para nossa surpresa, o passeio era bem maior.

Primeira parada: Cordilheira do Sal, uma cadeia de montanhas em meio ao deserto do Atacama. Ali tivemos as primeiras explicações de como o deserto virou o que vemos hoje.

 

 

Um dos pontos de interessantes dessa primeira parada é tirar uma foto na conhecida “pedra do coyote”, o conhecido “Papaleguas” no Brasil.

 

De lá, seguimos para o Valle de La Muerte onde caminhamos cerca de 1 hora por uma paisagem incrível.

 

 

 

 

Depois de muito andar, finalmente fomos para o nosso destino final, Valle de La Luna onde veríamos o pôr do Sol.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As imagens falam por si só, o pôr do sol no deserto é maravilhoso, um show de cores que mudam a cada momento.

2 Respostas para “Atacama – Dia 1

  1. Legal seu relato sobre o Atacama.
    Eu e minha esposa estamos indo pra lá em setembro/2011 e vamos nos hospedar no Don Raul, o que acharam da hospedagem lá ?

    Abraço,

    Yoris.

    • Don Raul assim como a maioria das hospedagens em San Pedro de Atacama é simples mas fomos muito bem tratados.

Deixe um comentário