Feliz Ano Novo em San Alfonso del Mar

Às 06:35 da manhã do dia 26 de dezembro embarcaram para Santiago no Chile os pais do Gabriel (Claudete e Luiz) e a tia Elizabeth. Seria esse o início de uma viagem de 15 dias por Santiago e arredores.

Embora o destino fosse a nossa casa em Santiago, a idéia dessa viagem saiu de um sonho antigo da Claudete: conhecer San Alfonso del Mar, a maior piscina mundo.  Segundo mencionou diversas vezes, ela já esteve por lá várias vezes através do Google Maps e Google Earth.

Depois de passar alguns dias em Santiago, finalmente chegou o tão esperado dia, 30 de dezembro de 2010. Alugamos um carro e fomos para Algarrobo, Región V.

A viagem foi tranquila com estrada praticamente vazia. O que é bem estranho para um grupo de paulista acostumado com trânsito de mais de 3 horas para descer ao litoral em véspera de fim de ano.

Chegamos em San Alfonso del Mar às 15 horas  embora o céu estivesse nublado e o vento gelado, o encanto foi imediato. É impossível ver aquela enorme piscina azul e não se apaixonar.

San Alfonso del Mar é um resort com 10 edifícios de apartamentos de 1 a 5 dormitórios. Todos os apartamentos possuem sacada ampla com vista para a grande piscina.  Os apartamentos contam com toda a infra necessária para uma estadia confortável. Utensílios de cozinha, quarto e limpeza. Vale ressaltar que não é um hotel, portanto, não espere café da manhã no quarto e limpeza diária. Pelo que eu entendi quando alugamos é possível pagar por limpeza mas eu não sei detalhes do serviço.

Nos hospedamos em um apartamento de 2 quartos e 2 banheiros. Toda a mobíliaera nova e impecável e,  como se a localização e a piscina não fossem diversão suficiente, o apartamento tinha TV LCD de 32″, aparelho de DVD e micro-system.

A piscina é de água salgada, o que confesso ser algo se estranha no começo. A temperatura da água é confortável se o sol estiver forte e o vento não muito forte. E por falar em vento, o lugar venta demais.

O vento é tão frio e forte que ficar embaixo da sombra de  coqueiros que estão espalhados pela areia é quase impossível sem uma toalha.

Para os mais friorentos, até uma caminhada quando o sol está mais baixo requer um blusa de frio.



Todo edifício do resort conta com a sua ‘própria praia’, uma pequena piscina para crianças, na beira de areia do mar e com acesso à piscina grande.

Para quem quer se divertir sem passar muito frio, tem a pirâmide. Um complexo fechado com 1 piscina de água temperada coberta e 2 piscinas aquecidas na área externa do complexo.

Para entrar no complexo pagasse CH$ 8.000. Mas não pense que tudo são flores, se você sair e quiser voltar pagará mais CH$ 8.000 mesmo que seja uma saída rápida. E o pior, o lugar não conta com lanchonete. Deve ser por isso que muitas pessoas tinham petiscos e sucos nas mochilas.

Além disso, toda a area com piscina temperada requer o uso de touca de piscina. Então, se você pretende desfrutar desse serviço, coisa que eu altamente recomendo, leve sua touca ou pagará CH$ 2.000 em uma na entrada.

O lugar é incrivelmente bonito e agradável. Em frente à praia, é possível colocar o pé da areia cruzando a piscina.

Esse foi um outro ponto negativo, você precisa dar a volta na piscina para sair na praia, o que é gostoso de fazer mas não é muito prático para todos.

Desde nosso edifício era necessário caminhar 2 km para chegar  à portaria que dava acesso à praia. Mas eu garanto, é uma caminhada que vale a pena. Mas lembre-se: a água é congelante. 😀
Outra coisa importante de recordar, a praia em frente ao resort é perigosa, portanto, imprópria para banho.

Ficou interessando e quer alugar um apartamento? Aqui vai o site da administradora  resort http://www.administradoraderesorts.cl/

Assim como a maioria dos lugares que visitei no Chile, o lugar não sabe explorar muito bem os recursos que tem. Em pleno 1 de janeiro, resort bombando o aquário e todos os restaurantes e lanchonetes estavam fechados. Fora isso, todos as diversões adicionais como caiaque e pedalinho não podiam ser alugadas. Ou seja, se você pretende utilizá-los, confira se estarão funcionando na data em que você escolher para o passeio.

Esquecendo os pequenos pontos negativos, eu super recomendo o passeio, um fim de semana é suficiente para ver toda a beleza e levar para casa recordações como essas:

12 Respostas para “Feliz Ano Novo em San Alfonso del Mar

  1. o mais importante foi desfrutar tudo isto con a compania de voces.MA quem foi o fotografer? O CARA É BOM,HEIN!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Amamos vcs.BEIJOS…………………..

  2. Thaís,
    Show de bola esse post, qual o tempo de viagem de Santiago ?

    Abcs,

  3. Vlw Thaís, era isso mesmo q eu queria saber…Obrigado!!

  4. Oi Thaís,

    estou pretendendo visitar este Resort,mas ‘so tenho 02 noites.
    Vc sabe se é possível a entrada sem ser hóspede?

    Desde já obrigada pela ajuda
    abs

    Sandra

  5. Oi Thais,

    Acabei de encontrar teu blog e vou lê-lo de ponta-a-ponta. Vou passar uma semana em Santiago agora em março e pensei em um dos dias visitar a casa de Pablo Neruda Isla Negra. Pensei em passar uma manhã no San Alfonso del Mar, pois vi que é pertinho. Você sabe se é possível passar uma manhã lá sem se hospedar?
    Abraço
    Petter

    • Olá Petter, obrigado por apreciar o blog.
      Eu não sei se você pode entrar sem se hospedar. Envie um e-mail perguntando. Agora, se você não se importa de dar um pulo lá mesmo sem ter certeza, você pode tentar pedir para conhecer o lugar para alugar um apartamento.
      Você dá um volta na piscina, pōe o pé no Pacífico e vai embora.

  6. Carlos Montagnini

    Olá,

    Estive em San Afonso em Janeiro de 2010 em lua de mel, e penso nesse lugar quase todos os dias. Paraiso seria a melhor descrição.
    Pretendo voltar assim que sobrar um tempo, esse lugar é encantador e inesquecivel…
    Não encontrei brasileiros lah..rs…

  7. Gente alguém descobriu se é possivel conhecer o lugar sem ser hóspede?

Deixe um comentário